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Quem somos?

A AGESIN (ASSOCIAÇÃO DE GESTÃO E ENGENHARIA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO) é o resultado da união de profissionais de diversas áreas com a finalidade de estimular a prática da cidadania e a busca coletiva de soluções para desafios comuns, visando a construção de uma sociedade voltada para o crescimento sustentável e sólido. Mais do que fazer gestão de informação, a AGESIN desenvolve metodologias cientificas e pedagógicas e utiliza de tecnologias para promover a formação de crianças e adolescentes a partir da conscientização e valorização do bem público. Programa Nacional do Livro Didático

Com o objetivo de melhorar a qualidade do sistema público de educação, o governo federal executa três programas voltados ao livro didático: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM); Programa para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA).

O PNLD atende, atualmente, a 40 milhões de alunos em 140 mil escolas.
Logística Eficiente

O Brasil tem o maior programa de distribuição de livros didáticos no mundo, depois da China.
103 milhões de volumes distribuídos;
40 milhões de alunos;
140 mil escolas;
5.564 municípios brasileiros;
99% de pontualidade;
7.508 veículos utilizados no transporte;
0,2% de deterioração da carga;
1% de entrega em endereço errado ou livros trocados.

TRIBUNAL DE CONTAS CONSTATA DEFICIÊNCIA APÓS ENTREGA DOS LIVROS ÀS ESCOLASRelatório de Auditoria de DesempenhoTribunal de Contas da UniãoDecisão nº 621/2000 / Ata nº 31/2000 - Plenário ? A magnitude do programa, o segundo maior desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar ? FNDE, envolvendo anualmente valores que ultrapassam os R$ 250 milhões, 100 milhões de livros e 160 mil escolas, justifica qualquer otimização, por mínima que seja, em sua operacionalização.

Nestes termos, considero que o ponto mais relevante do relatório é a constatação da ausência de adequado monitoramento quanto à utilização dos livros após sua entrega às escolas, eventuais sobras ou faltas, índices de reutilização e reposição e conseqüentes implicações desses aspectos para o programa. É de vital importância, pois, o desenvolvimento de sistemas e indicadores de desempenho quanto aos citados aspectos, para que possam ser criadas condições para o incremento não só da eficiência e eficácia do programa, mas, em última instância, de sua efetividade. Basta considerar que, segundo estimativas da equipe de auditoria do TCU, somente o impacto da perda anual de livros pode chegar a R$ 90 milhões, montante bastante significativo e que justifica, além do monitoramento proposto pela equipe,

Proposta

Deparando-se com tal realidade, a AGESIN vem apresentar um amplo projeto para gestão dos livros doados pelo governo federal às escolas públicas, baseado em: Utilização de um sistema informatizado de gestão do acervo; Capacitação dos profissionais envolvidos no processo; Monitoramento a partir de programas pedagógicos de orientação e conscientização de alunos, pais e comunidade; Formação da cidadania a partir da preservação do meio ambiente e valorização da pessoa e do bem público.

Conscientização e Formação através do lúdico

Conscientizar e formar cidadãos de forma participativa, construtiva, lúdica e prazerosa é a proposta da AGESIN, respeitando a realidade social, cultural, física e geográfica de cada escola. Este trabalho acontecerá em uma parceria concreta onde as escolas poderão adequar, aprimorar, ou implementar novas atividades que serão amplamente divulgadas. Criar, renovar, repensar, acrescentar metodologias, valorizando as habilidades, competências e diversidades é o pilar básico da política de construção deste saber. Será disponibilizada à escola várias ações a serem desenvolvidas em parceria da AGESIN com a comunidade para solidificação de conceitos como cidadania, respeito, sustentabilidade, valorização do bem público, dentro outros.

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